Alertas de emergencia multi-mídia na TV 3.0

Autores

  • Derzu Omaia UFPB
  • Richelieu Ramos de Andrade Costa UFPB
  • Tiago Maritan Ugulino de Araújo UFPB
  • Guido Lemos de Souza Filho UFPB

Palavras-chave:

emergency alerts, accessibility

Resumo

A TV 3.0 está, atualmente, em fase final de especificação. O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) iniciou esse projeto em 2020 através da chamada de propostas de tecnologias, a qual teve 36 respostas de 21 organizações ao redor do mundo. Desde então, o SBTVD coordena o desenvolvimento desse projeto, o qual conta com a participação de pesquisadores da indústria e academia. Os alertas de emergência na TV 3.0 foram baseados no sistema de transmissão de alertas do ATSC 3.0, o Advanced Emergency informAtion (AEA), que foi aprimorado e adaptado às necessidades da TV 3.0.

Este trabalho foca nas inovações que foram propostas para o sistema de alertas de emergência e apresenta possíveis cenários e soluções que podem ser explorados nesses sistemas. Foi desenvolvida uma aplicação HTML+javascript para utilizar os recursos de alertas de emergência, e também um servidor ginga webservice para simular o ambiente de uma TV. Além disso, foi desenvolvido um guideline gráfico contendo um layout-base de como os dados dos alertas podem ser apresentados na TV.

Dentre as inovações propostas estão a obrigatoriedade da TV monitorar alertas mesmo quando estiver no contexto de outras aplicações, além da TV aberta, assim como a obrigatoriedade de exibição de alertas multimídia contendo imagens, vídeos, áudios e texto, caso estes estejam presentes. Outra inovação é a possibilidade de exibição de alertas acessíveis em língua de sinais e audiodescrição.

Caso o alerta não possa ser monitorado via OTT, como na situação do canal sintonizado não esteja habilitado para transmitr alertas, o monitoramento dos alertas poderá ser realizado através de uma UTL remoata, pela Internet (OTT).

Broadcaster Applications and Companion Applications podem monitorar os alertas de emergencia, para isso devem registrar-se como ouvinte dos eventos de alerta através de chamadas às API do servidor ginga webservice, permitindo uma maior flexibilidade e mobilidade na exibição dos alertas.

Espera-se que com esse novo sistema seja possível mitigar, de forma mais eficiente, desastres de qualquer natureza e que a população consiga ser melhor informada, tendo tempo suficiente para se proteger e se deslocar para locais seguros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-12-27

Como Citar

Omaia, D., Costa, R. R. de A., Araújo, T. M. U. de, & Filho, G. L. de S. (2025). Alertas de emergencia multi-mídia na TV 3.0. SET INTERNATIONAL JOURNAL OF BROADCAST ENGINEERING, 11. Recuperado de https://revistas.set.org.br/ijbe/article/view/306

Edição

Seção

Next-gen broadcast platforms and standards development