Alertas de emergencia multi-mídia na TV 3.0
Palavras-chave:
emergency alerts, accessibilityResumo
A TV 3.0 está, atualmente, em fase final de especificação. O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) iniciou esse projeto em 2020 através da chamada de propostas de tecnologias, a qual teve 36 respostas de 21 organizações ao redor do mundo. Desde então, o SBTVD coordena o desenvolvimento desse projeto, o qual conta com a participação de pesquisadores da indústria e academia. Os alertas de emergência na TV 3.0 foram baseados no sistema de transmissão de alertas do ATSC 3.0, o Advanced Emergency informAtion (AEA), que foi aprimorado e adaptado às necessidades da TV 3.0.
Este trabalho foca nas inovações que foram propostas para o sistema de alertas de emergência e apresenta possíveis cenários e soluções que podem ser explorados nesses sistemas. Foi desenvolvida uma aplicação HTML+javascript para utilizar os recursos de alertas de emergência, e também um servidor ginga webservice para simular o ambiente de uma TV. Além disso, foi desenvolvido um guideline gráfico contendo um layout-base de como os dados dos alertas podem ser apresentados na TV.
Dentre as inovações propostas estão a obrigatoriedade da TV monitorar alertas mesmo quando estiver no contexto de outras aplicações, além da TV aberta, assim como a obrigatoriedade de exibição de alertas multimídia contendo imagens, vídeos, áudios e texto, caso estes estejam presentes. Outra inovação é a possibilidade de exibição de alertas acessíveis em língua de sinais e audiodescrição.
Caso o alerta não possa ser monitorado via OTT, como na situação do canal sintonizado não esteja habilitado para transmitr alertas, o monitoramento dos alertas poderá ser realizado através de uma UTL remoata, pela Internet (OTT).
Broadcaster Applications and Companion Applications podem monitorar os alertas de emergencia, para isso devem registrar-se como ouvinte dos eventos de alerta através de chamadas às API do servidor ginga webservice, permitindo uma maior flexibilidade e mobilidade na exibição dos alertas.
Espera-se que com esse novo sistema seja possível mitigar, de forma mais eficiente, desastres de qualquer natureza e que a população consiga ser melhor informada, tendo tempo suficiente para se proteger e se deslocar para locais seguros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 SET INTERNATIONAL JOURNAL OF BROADCAST ENGINEERING

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright Transfer Agreement – Cover Letter
The Copyright Transfer Agreement – Cover Letter must be submitted together with the article.
The Corresponding Author must, on behalf of all co-authors, complete all the required information, check the boxes, print=, SIGN and scan the (signed) document.
The Copyright Transfer Agreement – cover Letter must also be forwarded in PDF format. Template available at: