TVs universitárias no Brasil
tipologia, desafios operacionais e perspectivas para a TV 3.0
Palavras-chave:
University Television Stations, Application-oriented TV, TV 3.0, Public CommunicationResumo
O artigo analisa os desafios e perspectivas das televisões universitárias (TVUs) brasileiras diante da transição para a TV 3.0, que propõe um ecossistema baseado em aplicações interativas e integração entre radiodifusão e internet. A pesquisa combinou análise documental da base de dados da ABTU, aplicação de questionários e entrevistas com gestores de três TVUs de São Luís (MA), além de levantamento de conteúdos em canais do YouTube. Os dados permitiram classificar cinco modelos operacionais de distribuição e quatro perfis de conteúdo entre as 29 emissoras que operam em sinal aberto. Os resultados revelam elevada heterogeneidade institucional e editorial, infraestrutura limitada e baixa integração entre produção, engenharia e gestão. O estudo de caso das três emissoras maranhenses ilustra diferentes graus de maturidade tecnológica e destaca a necessidade de políticas públicas que apoiem a consolidação técnica e institucional das TVUs na implementação da próxima geração da televisão digital no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 SET INTERNATIONAL JOURNAL OF BROADCAST ENGINEERING

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright Transfer Agreement – Cover Letter
The Copyright Transfer Agreement – Cover Letter must be submitted together with the article.
The Corresponding Author must, on behalf of all co-authors, complete all the required information, check the boxes, print=, SIGN and scan the (signed) document.
The Copyright Transfer Agreement – cover Letter must also be forwarded in PDF format. Template available at: